O TRIÂNGULO

De Mauricio Dias

ESQUETE PARA TEATRO

PERSONAGENS

1 e 2 – dois rapazes de cerca de 25 anos, serão recorrentes nos outros textos.

CENÁRIO DESPOJADO, DUAS POLTRONAS E UMA TV LIGADA

1 e 2  assistem televisão. Passa um episódio de “Flipper”. 1 bebe uma cerveja.

1

Falam que os golfinhos são inteligentes pra burro, né? Mais inteligentes até que os chimpanzés…

2

Se tivesse que escolher entre ser um dos dois, eu preferia ser um chimpanzé… Golfinho não tem mãos. Não pode se masturbar.

1

(RI) Então você ia preferir ser um chimpanzé, só pra poder brincar com seu foguetinho? (BEBE UM GOLE)

2

Se eu fosse um chimpanzé, eu ia viver descascando a banana.

1

Isso você já faz.

2

Mas se fosse golfinho, não ia mais poder fazer. Por que você acha que eles soltam aquela água pela cabeça ? Estão tão cheios de amor pra dar, que acaba jorrando pela cabeça.

1

Ah, sei. É um orgasmo cerebral?

2

Tem que ser, porque eles não tem como aliviar a tensão. Não podem descarregar os fluidos vitais, e aí acaba transbordando.

1

Este é um problema que os chimpanzés não tem.

2

Não só os chimpanzés. Gorilas, orangotangos. Basta você ir no zoológico, e vai ver. Estão sempre envolvidos com atividades auto-eróticas. 

1

E os pobres golfinhos sofrendo.

2

Vamos supor que eu seja um chimpanzé-macho…

1

Eu até consigo te ver na posição de um chimpanzé… Mas é difícil imaginar você como sendo macho, acho muito fantasioso.

2

(ENFÁTICO) Sou um chimpanzé-macho… Espada!… Aí passa por mim aquela bela macaca chita.

1

Aquelas belas pernas peludas… (BEBE UM GOLE)

2

Aí eu não resisto. Viro pra ela e falo : “E aí, gracinha ? Vamos ali na minha árvore, pra eu catar os seus piolhos?” (PAUSA) Ai, é claro, ela me manda passear. O que eu faço? Vou pra minha árvore sozinho, cuspo na palma da mão e mando ver. É óbvio. A gíria pra masturbação em inglês é “spank the monkey”; bater no macaco, por que será ? 

1

É uma bela teoria. Dá pra você conseguir uma bolsa de doutorado com isso. 

2

Agora, se eu fosse um golfinho, o que eu ia fazer depois de tomar um fora da golfinha? Nada. Fazer o quê? Me esfregar num banco de corais? E me arranhar todo? (PAUSA) Tá vendo só, que situação? Se é um animal inteligente, o golfinho deve ter as fantasias sexuais dele. Se não, não é um animal inteligente. Concorda? Mas não adianta ter as fantasias, por que ele não tem (EXIBE AS MÃOS) os meios de realizá-las.

1

Os golfinhos sofrem com aquilo que Freud chamou de inveja das mãos.

2

Claro, masturbação é o melhor amigo do macho. É um exercício de imaginação que está intimamente ligado ao teatro. Você não só cria o seu personagem, que é o fodão infalível e irresistível, mas você ainda cria o outro personagem. (FINGE ESTAR ABRAÇADO A ALGUÉM) “Isso, querida, assim… (COM VOZ FEMININA) Não, é muito grande!…” (VOLTA AO NORMAL) Teatro puro. Cada vez que um homem se masturba, é como se gritasse : evoé, piroca!

1

Mas como pode ser teatro se não há público?

2

É um teatro autófago, você alimenta-se sozinho. É-se ao mesmo tempo ator e público. Ou melhor. Ator não, o elenco completo, pois acaba-se tendo que compor o personagem que é uma versão idealizada de você mesmo e o amante, ou amantes, ao mesmo tempo; e além disso você ainda é o público, que se delicia com aquelas elocubrações. Um exercício fascinante! Já fui Sultão das Arábias e tinha aos meus pés um séqüito de odaliscas, já fui Imperador romano comandando orgias, já fui Júpter me transfomando em moedas de ouro para cair no colo de Danae. (PAUSA. COM AR TRISTE) E os pobres golfinhos jamais terão esse prazer.

1

Mas tem muitos outros animais que não tem como resolver esse problema. Um gato, por exemplo. O que ele vai fazer com aquelas patas?

2

Em compensação, os gatos conseguem chegar com a língua nos lugares mais incríveis do próprio corpo.

1

Ah, quer dizer…

2

É claro… Ou você acredita naquela história de que eles estão só se limpando ? Rá…

1

Você é um doente.

2

Há controvérsias se animais inferiores também sofrem com estes problemas. Não se sabe se seus cérebros primitivos possuem a faculdade de imaginar. Mas novas descobertas dos paleontólogos sexuais colocam isso em dúvida.

1

Paleontólogos sexuais?

2

Você não viu a porcaria daquele “Jurassic Park”? Por que o tiranossauro era tão bravo? (OLHA PARA O PRÓPRIO COLO, IMITA OS BRAÇOS CURTOS DO ANIMAL) Droga, está logo ali embaixo… Se essas drogas de braços fossem um pouco mais compridos… (URRA ALTO) UAAUUAHHH… O jeito é sair e ver se como alguém…

1

Ah, sei. Os paleontólogos sexuais até encontraram fósseis em posições comprometedoras. Os dinossauros faziam loucuras nas piscinas de piche.

2

Agora, quando se trata de um animal brilhante como o golfinho, não há duvidas de que ele tem o poder de imaginar. E só nos resta ter pena dessa brilhante criatura sem mãos.

1

É… pensando bem, eu também não ia querer ser golfinho. (BEBE UM GOLE)

2

Você já está com uma bela barriga, ainda toma litros diários de cerveja. Tá mais pra baleia que golfinho.

1

Vá à merda!

Deixe um comentário

