A História da Arte é uma construção

O historiador e jornalista inglês Paul Johnson (1928 – ) é autor de um livro de ensaios chamado “To Hell With Picasso” ( “Que Picasso vá para o Inferno”), lançado em 1996.

Dei uma pesquisada na internet, acho que ‘To Hell With…’ nunca foi publicado em português. Este nosso mercado editorial é incompreensível, lançam centenas de porcarias todos os anos, mas um texto importante como este é esquecido. Deve ter algum objetivo por trás disso.
Aqui abaixo segue um trecho da entrevista de Geneton Moraes Neto com Johnson, extraída de http://www.geneton.com.br/archives/000026.html

‘GMN : Quanto o senhor pagaria por um quadro de Picasso? Por que o senhor é tão rigoroso na hora de julgar mestres da arte moderna, como Picasso e Cézanne?

Paul Johnson : “A arte precisa ter um propósito moral. Acontece que nunca pude detectar qualquer propósito moral claro na obra de Picasso. Era um homem perverso e imoral. Não vejo, em nenhuma de suas obras, um esforço para mostrar a arte com um propósito moral. Tal esforço é a essência do grande artista. Então, desconsidero Picasso completamente”.

GMN : A obra mais famosa de Picasso, “Guernica”, é uma denúncia contra a violência do totalitarismo. Por que é, então, que o senhor diz que não havia nenhum sentido moral na obra de Picasso?

Paul Johnson : “Porque Picasso não lutava contra o totalitarismo! Picasso não era comunista: era stalinista!  Ficou do lado da União Soviética totalitária, durante quase toda a vida. É um escândalo! Não acreditava na liberdade, exceto para si próprio”.’

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: