Opinião é que nem o símbolo químico do cobre

Andei relendo os arquivos do Arnaldo Branco, ainda da época do site/portal gardenal.

Esta já é velha (fevereiro/2007 ), mas very amusing – essa mania de usar expressões em inglês ainda vai me trazer má fama :

http://www.oesquema.com.br/mauhumor/2007/02/09/arte-sequencial

Em vez de arte poderia ser música de câmara: Bach no primeiro quadrinho, Beethoven no segundo e John Cage no terceiro.

Ler e reler o trabalho do Arnaldo e do André Dahmer sempre rende boas risadas. Exatamente o inverso do que eu sinto lendo o trabalho do Henfil, republicado no Globo diariamente, e o qual acho chato pra cacete. O próprio Arnaldo Branco discordaria, assim como muitos me taxariam de herege por falar mal do irmão do Betinho – a equação de fama se inverteu com o passar do tempo. Na época do lançamento da música “O Bêbado e a Equilibrista” o mais famoso era o cartunista.

A vantagem de não ser um nome conhecido é que, ao falar algo assim, ninguém vai se dar ao trabalho de me crucificar como fizeram com Marcelo Madureira no episódio “Glauber Rocha é uma merda”.

O fato de ser ‘contra o sistema’ transformava qualquer coisa em ícone nos anos 1970. Até algo totalmente sem razão de ser, como ‘Ubaldo, o paranóico’.

E não venham dizer que minha opinião é afetada pelo distanciamento temporal em relação à elaboração da obra, uma visão dos anos 2000 sobre os anos 1970. Tenho um livro do ‘Amigo da Onça’, do Péricles, que é muito mais velho que o Henfil, e acho bacana. Livros do Recruta Zero, coletâneas da MAD, os trabalhos de Jules Feiffer (Sick,Sick Sick), tudo dos anos 1950 e 60, oscilando de ótimo a interessante. E há o ‘Rango’ do Edgar Vasques, contemporâneo do Henfil e altamente politizado, que até hoje proporciona uma releitura saborosa.

Quanto ao Arnaldo e ao André Dahmer, caso haja quem ainda não os conheça, já há tempos tem links para os sites dos dois na minha página de ‘links’, em ‘humor’: https://comoeueratrouxaaos18anos.wordpress.com/links

Uma resposta para Opinião é que nem o símbolo químico do cobre

Deixe uma resposta

