26 anos atrás

Flanando na internet, achei uma briguinha de Caetano Veloso com Paulo Francis, em 1983. Na época, rendeu uma matéria de Ruy Castro. Está no link ao final do texto.

Começou com um deboche do Francis. A réplica do bahiano é tola, acusa o jornalista de “boneca travada”, algo como o popular “enrustida”. Se vai bater, bate direito! Era melhor ter dito que as tentativas de literatura do Francis, “Cabeça de Negro”, “Cabeça de Papel”, etc., eram pífias. Mas Caetano provavelmente nunca se deu ao trabalho de tentar ler os livros. E/ou sabia que ele próprio não tinha respaldo para falar de literatura, e isto seria explorado por Francis numa contra-argumentação. Se fosse malandro, Caetano teria dito: “Como apontaram José Guilherme Merquior e Wilson Martins, a tentativa de literatura que ele produziu está destinada à vala do esquecimento.”

Assim, para respondê-lo, Francis teria que se confrontar com o fato de que sua literatura fora realmente execrada por nomes de peso.

Mas pra que fui falar de uma pinimba que aconteceu há mais de um quarto de século? Sei lá… Falta de assunto melhor.

Digressão 1: Escrevendo dois parágrafos acima “o fato de que sua literatura fora realmente execrada…”, me veio a dúvida se este “fora” teria ainda o acento circunflexo, ou se isto teria sido abolido pela tal reforma ortográfica. Digressão 2: acento circunflexo, o velho “chapeuzinho do vovô” (em oposição ao acento agudo, o “grampo da vovó“, o que as pobres professoras têm que inventar para educar as crianças…). O fato de trinta anos depois eu ainda lembrar disto é um tributo à dedicação da “Tia Fátima”, que me alfabetizou.

Para ler mais sobre Caetano x Francis, clicar em :

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u465487.shtml

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: