Derrotado pela realidade

Por Mauricio O. Dias – comoeueratrouxa

Volta meia fico pensando em algo engraçado pra lançar aqui. Já tentei nos posts anteriores, e sei que nem sempre fui bem sucedido – segundo alguns mais ácidos, NUNCA fui bem sucedido.

Aí vem na primeira página do Globo de 10 de maio (dia das mães, beijo pra véia) que o brigadeiro responsável por promover uma limpa na Infraero se chama CLEONILSON NICÁCIO.

Pronto! Mais uma vez, fui derrotado pela realidade, que se revelou mais irônica do que eu seria capaz.

Cleonilson Nicácio é um nome que merece prêmio por originalidade.

E, mesmo com este nome o cara conseguiu ser bem sucedido, virou brigadeiro, um altíssimo posto da aeronáutica (sobre ser brigadeiro, falo logo mais abaixo). Imagina passar a infância e a adolescência aturando as zombarias, a hora da chamada na escola. A combinação fonética é terrível: Cleonilson é feio, Nicácio é ainda pior. Se fosse eu a ter tal nome desde criança, com a auto-estima que me é característica, sentir-me-ia tão socialmente adequado quanto o Homem Elefante do filme homônimo.

De repente, este nome ajudou a moldar o caráter do indivíduo. Depois que o cara chega aos 18 anos e sobrevive a este longo período como Cleonilson Nicácio, todas as provas da aeronáutica e a subseqüente vida em caserna parecem moleza.

Sobre ser brigadeiro: o querido ator Jorge Dória, entre muitos papéis notáveis o pai (Lineu) da primeira versão televisiva de “A Grande Família” estrelava uma peça nos anos 1970 – pleno período da ditadura – em que um general era recebido na casa de uma família para tomar parte num jantar.

O Dória, malandro, incluiu um ‘caco’ – esta é a gíria para as falas elaboradas por um dos atores, que não constavam do texto original: – General, o senhor quer comer um brigadeiro?

E ao falar isso, oferecia o tradicional doce de chocolate ao militar.

Imagino que a platéia devia vir abaixo quando a fala era pronunciada. Mas, pelo que me lembro dos comentários do próprio Dória, a Censura interveio, e a fala teve que ser cortada.

Deixe uma resposta

