Tem que ter um especialista no assunto

Por Mauricio O. Dias – comoeueratrouxa

Vi num sebo um livro sobre Rembrandt. Folheei-o, estava em ótimo estado, arrisco-me até a dizer que nunca foi lido; a qualidade das reproduções era muito boa (como já disse antes, isto é o mais importante para mim num livro de arte), tinha bom tamanho – livro de pintura pequeno reduz muito as imagens – e o preço baratinho. Comprei. O livro é ‘A Arte de Rembrandt’, de Douglas Mannering, Ed. Ao Livro Técnico S.A.

Estou lendo aos poucos, em meio a outros livros. Mas, o primeiro parágrafo da orelha do livro traz algo que achei inconcebível. Não aparece ninguém assinando esta orelha e não me parece ser transcrição de algum trecho do livro: “A pintura holandesa tem uma história não muito longa. Só no Século XVII é que apareceu como uma importante escola européia, quando fatores históricos, religiosos e sociais lhe deram estímulo e um lugar onde florir.”

Como assim? E Van Eyck?* E Rogier Van der Weyden?* Hyeronimus Bosch? E Bruegel, o Velho?* Quem escreveu este trecho destacado no parágrafo anterior? É coisa da edição brasileira, ou é erro importado com a edição original? Seja como for, quem escreveu a orelha, escreveu de ‘orelhada’ (do michaelis.uol.com.br/moderno/portugues : ‘por ouvir dizer, sem maior conhecimento do assunto.’).

* – Os marcados com asteriscos nasceram em cidades que hoje fazem parte da Bélgica, mas na época, ao que me consta Bélgica e Holanda ainda não existiam como estados autônomos, era tudo Países Baixos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: