Não adianta vir com guaraná pra mim

Por Mauricio O. Dias – comoeueratrouxa

Tenho pensado muito na questão de haver ou não um limite ético para piadas. Algo que causa dor a alguém pode ser motivo de riso?

Já há dias considero esta questão. E hoje chegou por email a notícia de que morreu o travesti envolvido naquele escândalo com o Ronaldo. Eu e meus amigos trocamos piadas sobre o fato, como imagino que milhares de pessoas farão. Mas, convenhamos, o cara morreu, né? É um fato que, em si, não pode ser considerado alegre.

Mas mesmo tendo, entre amigos, feito piadas com a morte do mancebo, não acho que seria certo reproduzi-las aqui, que é, afinal, um espaço público. Certos comentários que em privado constituem humor válido, se reproduzidos em público, seriam de mau-gosto ou cafajestes. É uma consideração particular minha. Muita gente boa pensa de modo diferente.

No entanto, certos acontecimentos são tão esdrúxulos que, diante deles, o humor é inevitável. Se vai ser um humor válido ou não depende do talento do emissor e da disposição do receptor em achar graça. Vejamos:

Muita gente acha que o nome genérico daqueles anões do filme ‘A Fantástica Fábrica de Chocolate’ era ‘Lupa-Lupa’. Na verdade, após pesquisa no imdb.com, vi que era ‘Oompa Loompa’.

Só vi a versão de 1971, a clássica com Gene Wilder; não esta mais recente, que reuniu mais uma vez Tim Burton e Johnny Depp.

Pelo que entendi, os ‘Oompa Loompa’ não seriam exatamente humanos, mas uma espécie a parte, como os duendes do Papai Noel, os elfos, gnomos, jóqueis de cavalo e outros diminutos seres da mitologia.

Na versão de 1971, só havia ‘Oompa Loompas’ machos. Como se reproduziam? Serão hermafroditas? Brotam de alguma planta, tal e qual o Saci do nosso folclore?

Quantos anos vive um ‘Oompa Loompa’? O que pode causar sua morte?

Todas essas dúvidas me foram trazidas depois da leitura do texto que se encontra no link:

http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1223791-5602,00-HOMEM+MORRE+APOS+CAIR+EM+TONEL+DE+CHOCOLATE+NOS+EUA.html

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: