Errata

.

No último texto, ‘duas palavrinhas sobre o legado cristão’, escrevi aqui: “A Polônia é um caso aberrante, uma nação católica que deu ao mundo Copérnico, uma importante contribuição cultural – mas também não lembro de outra.”

Esqueci Joseph Conrad, que apesar de polonês só escreveu em inglês, depois de já ter migrado. Mas apesar de já ter reconhecido o enorme talento dele em outro texto aqui (https://comoeueratrouxaaos18anos.wordpress.com/2009/05/06/heart-of-darkness), acho que ele não está no nível de ‘moldador da cultura ocidental’ como os que citei no texto.

Tampouco o Papa João Paulo II, Karol Józef Wojtyla, igualmente polonês, e figura muito importante no último quarto do século XX.

As pessoas tem que entender que quando listei os nomes, estava falando dos que formaram este mundo. Uma analogia rasteira, para facilitar a compreensão: Por mais importante que Ronaldo Fenômeno tenha sido para o futebol brasileiro, sua importância não pode ser comparada as de Didi, Pelé e Garrincha.

Pelo simples fato de que estes construíram o legado do futebol brasileiro, que até então tinha quase nenhuma expressão mundial.

Ronaldo foi muito importante, ganhou uma copa do mundo, mas então o Brasil já era um poderio do futebol, tendo ganho quatro copas. Uma coisa é construir um castelo onde não havia nada, outra é herdar o castelo já pronto e melhorá-lo, adicionar mais quartos – já havia um castelo ali antes.

Pra quem não leu, ‘duas palavrinhas sobre o legado cristão’ está no link https://comoeueratrouxaaos18anos.wordpress.com/duas-palavrinhas-sobre-o-legado-cristao

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: