A saudade de um desenho animado dos anos 50 me levou a uma pequena reflexão

.

Por Mauricio O. Dias – comoeueratrouxa

OBS. Este post foi lançado em 09/2009.  Em 05/2010 tomei ciência que alguns dos links citados no texto foram retirados do ar.

Lembrei de um desenho animado da turma do Pernalonga, que se passava numa fazenda e tinha um galo grandão atazanado um cachorro, que tentava dar o troco. Quando eu era moleque, adorava.

A princípio eu não tinha certeza se era mesmo do Chuck Jones – podia ser do Tex Avery. Entrei no imdb, fui no ‘google imagens’, youtube. Como não sabia os nomes dos personagens, procurava “cock + dog”. No google imagens, o uso deste verbetes forneceu, entre outras coisas, imagens de go-go-boys, garotões musculosos olhando languidamente para a câmera. Duplamente deprimente: é deprimente por si só, e mais ainda por você estar procurando um troço ligado à época inocente da tua infância e se deparar com isso.

Procurei várias combinações, foi aí que descobri que o nome do galo em inglês era ‘Foghorn Leghorn’. A partir disso, deitei e rolei no youtube. Depois de já ter rido muito, comecei a pensar: há alguns anos isso não seria possível – o youtube foi fundado em 2005.

Lembrei-me de Gil Scott-Heron, um dos precursores do rap, e sua ótima música ‘The Revolution Will Not Be Televised’, de 1971. Hoje, estamos vivendo uma revolução, e ela está se mostrando a nós pelo monitor: um garoto de 12 anos nem sabe que houve um tempo em que não havia youtube nem download de músicas. Não é esta a revolução que o Gil pretendia, claro. Acho que é muito melhor. A música do Gil Scott-Heron, eu conheci porque um amigo da faculdade tinha o disco e gravou um cassete pra mim. Era assim que se fazia nos anos 90, pré-revolução, quando você dava a sorte de ter um amigo que tinha muitos discos – sorte esta que não acontecia para a grande maioria das pessoas.

The Revolution Will Not Be Televised’ é um libelo contra a acomodação gerada pela televisão nos espectadores. A letra em inglês pode ser encontrada no link http://www.gilscottheron.com/lyrevol.html

Encontrei dois clipes de ‘The Revolution Will Not Be Televised’ no youtube – o máximo do contra-senso. Os clipes são feitos a partir de uma ‘Early Version’ da música, que aparece no primeiro disco de Gil, ‘A New Black Poet – Small Talk at 125th and Lenox’ (1970), a qual só conta com o ‘canto falado’ de Gil e uma percussão, ainda sem a bela melodia e o instrumental de fundo que entrariam na versão do disco ‘Pieces of a Man’ (1971).

Seguem links para “o galo e o cachorro”, tudo em inglês:

http://www.youtube.com/watch?v=94OnHsHTQ8E

http://www.youtube.com/watch?v=E7-b0x8SD3E

Gil Scott-Heron – “The Revolution Will Not Be Televised- [Early Version] – Ghetto Style

http://www.youtube.com/watch?v=BS3QOtbW4m0

A coletânea de Gil Scott-Heron “The Revolution Will Not Be Televised” (esta de 1974, herdando o nome de sua faixa mais famosa) pode ser encontrada em mp3 para download, com a versão ‘melódica’ da faixa título, no link abaixo (pra quem gosta de fazer downloads: proteja-se SEMPRE contra spywares e afins) .

http://www.mediafire.com/?fq4mzq3c9h4w4bg

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: