Imensa capacidade de auto-ironia

.

Por Mauricio O. Dias – comoeueratrouxa

Franklin Delano Roosevelt (1882 – 1945), também conhecido pelas iniciais, foi o presidente americano de 1932 até sua morte, exercendo no período quatro mandatos consecutivos. Teve que reerguer um país pauperizado pela Crise de 1929 e comandar as ações durante a Segunda Guerra Mundial (tendo morrido em abril, escapou de ser o responsável pelo lançamento das bombas atômicas no Japão, o que ocorreria em agosto daquele ano.).

Em 1921, bem antes de se tornar presidente, FDR contraiu uma doença que o deixou paralisado da cintura pra baixo. O fato foi acobertado do público com o beneplácito da mídia. Na época, e pelas décadas seguintes, acreditou-se que a causa era poliomelite. Mais recentemente começou-se a cogitar a possibilidade de ser síndrome de Guillain-Barré.

Roosevelt era membro de uma influente e rica família, que contava inclusive com outro presidente em seus quadros – Theodore D. Roosevelt (1858-1919), um dos quatro rostos presidenciais esculpidos no monte Rushmore. Nada como o distanciamento cronológico para conferir status à família e encobrir o fato de que o avô de FDR contrabandeava ópio da China, numa época em que esta substância ainda era usada como anestésico.

Na antologia de frases compilada por Ruy Castro, ‘O Melhor do Mau Humor’, aparece atribuído a Roosevelt o seguinte comentário sobre conservadores:

Um conservador é um homem com duas pernas perfeitas, mas que, infelizmente, nunca aprendeu a andar pra frente.” (“A conservative is a man with two perfectly good legs who, however, has never learned to walk forward.”)

Segundo consta, a fala teria sido proferida num discurso via rádio em 26 de outubro de 1939. É óbvio que os políticos têm pessoas encarregadas para escrever seus discursos. No entanto, tendo sido educado num dos melhores colégios do país e em Harvard, FDR não pode ter ignorado que a frase soava como uma referência à sua própria imobilidade. Um ato de coragem diante de uma tragédia pessoal. Franklin Delano Roosevelt foi provavelmente a personalidade política mais influente do século XX.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: