Avatar

.

.

.

.

.

.

.

.

Por Mauricio O. Dias – comoeueratrouxa

Abaixo, link para a extensa matéria da Veja sobre o filme ‘Avatar’. O que leva um homem de mais de 50 anos de idade – o diretor e roteirista James Cameron – a manter o imaginário de um garoto de 12?

Vendo os filmes de Cameron você se questiona se este cara sabe que no mundo real as pessoas têm que aturar empregos monótonos, comportamento abusivo alheio, falta de dinheiro, solidão, frustração, doença na família… Pois parece que as únicas questões que interessam ao sujeito são robôs e seres de outros planetas, algo tão desconectado do mundo concreto em que vivemos, que me leva a pensar se seria ele um autista. A não ser que Cameron não acredite no que faz, e encare aquilo apenas como uma forma de ganhar MUITO dinheiro.

Ok, ele fez AQUELE filme do naufrágio, que não resvalava pra ficção científica e se baseava num fato real (e ainda assim, o que se vê na tela é completamente infantilizado); e ‘True Lies’ –  mas este era um remake de um filme francês, La totale!

E o mais paradoxal é que se disponibilize fortunas assombrosas para James Cameron criar suas infantilidades. Ok, ele dá lucro – na maioria das vezes. Mas este é o mesmo mundo que fez Rembrandt, Mozart e Van Gogh passarem por dificuldades econômicas? O mundo em que Kurosawa e Orson Welles enfrentaram dificuldades para arranjar dinheiro para filmar?

Devo reconhecer que os filmes de Cameron são bem feitos, roteiros bem amarrados dentro de seus parâmetros. Pra quem gosta – eu tive a minha fase, confesso que na adolescência adorei o ‘Exterminador’ –  deve ser um prato cheio. Provavelmente acharei ‘Avatar’ interessante também. Mas o que critico neste texto aqui não são os filmes, e sim a visão do sujeito.

Tinha que ter um spa compulsório para ignorantes, ao menos para aqueles da indústria cultural, onde o sujeito seria obrigado a ler e ouvir palestras sobre alguns grandes livros. E o interno teria de escrever um relatório no final.

O texto da Veja:

http://veja.abril.com.br/161209/admiravel-mundo-novo-p-196.shtml

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: