Tudo no papel, com grafite ou carvão

Por Mauricio O. Dias

Já são catorze anos dedicando-me ao aprendizado do desenho. Tive a imensa sorte de ter aula por nove anos com o artista e professor Lydio Bandeira de Mello, que além de mestre tornou-se também um amigo querido. Foi todo um período de aprendizado valiosíssimo que sempre levarei na memória.

Conheci várias pessoas legais e, através da troca de idéias e informações, tive acesso a obra de artistas do passado que são desconhecidos de grande parte do público, como Théodore Géricault, Joaquín Sorolla ou John Singer Sargent, os quais jamais vi serem citados em um jornal ou programa de TV, em detrimento de fraudes e patologias que a mídia tenta nos impingir como arte.

Com o estudo contínuo a ‘capacidade de leitura de desenho’ expande numa escala espantosa. Aos olhos de quem é totalmente leigo no assunto, como já fui, qualquer ilustrador de publicidade ou quadrinhos que faça figuras ‘realistas’ – os quais em geral calcam todo seu trabalho em macetes e esquemas (quando não simplesmente desenham tudo a partir de fotos com modelos) – , parece talentoso. Levei alguns anos pra entender, e acredito que isto costume acontecer com boa parte das pessoas que estudam arte a sério, a distância que separa um Rembrandt ou Ticiano destes. Distância esta que não é apenas técnica, mas principalmente filosófica, intelectual e espiritual.

E todo o refinamento estético e sensível obtido ao longo destes anos só intensificou o gosto pela arte. Ao observar um desenho, gravura, escultura ou pintura que me agrade, ‘leio’ na obra uma série de coisas que não são acessíveis aos leigos – e certamente isto inclui os jornalistas que escrevem em cadernos culturais, ou eles não endeusariam as bobagens que costumam louvar.

Bem… Devo manter o foco na intenção primária do texto: após este longo período de preparação – em um estudo em que pretendo prosseguir ao longo dos anos – finalmente me decidi a lançar um site com imagens dos meus desenhos.

O link é http://www.mauriciooliveiradias.com.br

Quem quiser dar uma conferida nos trabalhos, será bem vindo.

Clicar em ‘Galeria
Ver também:
http://mauriciooliveiradias.com.br/galeria_02.html

http://mauriciooliveiradias.com.br/galeria_03.html

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: